terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO


É nesse dia que se comemora, internacionalmente, o dia da mulher. A origem desse dia está escrito na história da luta feminina pela capacidade de se sentirem amparadas pela igualdade diante de um pensamento retrógrado do homem de século XIX. Foi no ano de 1857, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que um grupo de mulheres organizou uma greve a fim de conseguir melhores salários e condições dignas de trabalho em uma fábrica de tecidos, fato que se tornou motivo para serem incendiadas no local de trabalho, tragédia que resultou na morte de cerca de 130 tecelãs em um ato marcado pela crueldade. Desde então o dia 8 de março é considerado símbolo da luta feminista pela ascensão social.

A mulher tem conseguido posição de destaque na história mundial, desde Joana D’arc, que contribuiu para a vitória da França sobre a Inglaterra na Guerra dos 100 anos, até Dilma Houssef a qual é considerada a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil. A mulher também tem galgado posições de destaque na literatura, quem nunca se deliciou com os poemas de Clarice Lispector, os quais abordam problemas emocionais do eu-lírico, ou se identificou com os textos ou romances de Martha Medeiros que explora questões da mulher pós-moderna?

A voz feminina assaz se encontra em todos os estabelecimentos musicais, como a de Elis Regina, Maria Rita, Maysa e tantas outras que passam emoção e felicidade através da sua música. A presença do sexo feminino está cada vez mais acentuada também na política, para que Dilma Houssef se elegesse presidente da República Federativa do Brasil, foi necessário que Celina Guimarães Vianna aplainasse a trajetória da mulher no ingresso à política quando se tornou a primeira mulher a ter permissão para votar, figura feminina que abastece de orgulho o povo mossoroense.

É satisfatório ver o quão a mulher é importante para o crescimento de uma sociedade que ainda vigora características arcaicas de patriarcalismo, embora tenha sido, em grande parte, suplantada. Em pleno século XXI, a mulher ainda ganha menos que o homem, porém tem ocupado maior número de vagas nas universidades, tem ocupado postos de “chefia”, inclusive em clubes de futebol, esporte antes considerado exclusivamente masculino. Vale salientar que a figura feminina tem ganhado destaque no futebol, Marta Vieira da Silva, popularmente conhecida como Marta, tem provado de maneira solene o sucesso da mulher nos campos futebolísticos ao ser premiada como a melhor jogadora pela quita vez em 2011.

O fato é que as mulheres avançam diariamente em diversas areas de atuação, suprimindo, consecutivamente, a discrepância entre homens e mulheres. Nesse dia 8 de Março de 2011, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem da qual afirmava que se homens e mulheres tivessem tratamentos iguais seria possível extinguir a fome mundial, no campo, por exemplo, aumentava 30% da produção alimentícia.

Mesmo com a realidade apresentada, a mulher despreza a denominação de “sexo frágil” para continuar galgando espaços e firmando o papel de protagonista na formação da sociedade. FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário