sexta-feira, 11 de junho de 2010

SERÁ QUE A FICHA ESTÁ CAINDO?

Segundo pesquisa feita pelo Ibope, a educação básica está na lista de prioridades para as eleições de 2010, a preocupação com esse estágio do ensino tem aumentado entre os cidadãos brasileiros. Diante disso será que é correto afirmar que os brasileiros estão, realmente, conscientizando-se de que o ensino básico é tão importante quanto o ensino superior, tendo que ser investido e capacitado tanto quanto este?
É fato que o governo atual tem se mostrado muito atencioso com a educação técnica- mediante a abertura de muitas escolas dessa área- e superior, devido a projetos que integram jovens em faculdades particulares (PROUNE), porém, é correto, que o ensino básico tem sido esquecido pelos administradores. Estruturas decadentes, professores incapacitados e mal remunerados, juntamente com o desinteresse dos discentes são consequências do descaso com esse setor, realidade infligida- em geral- pelo uso incorreto de verbas destinadas para a área.
A sociedade precisa entender que um ensino básico deficiente acarreta dificuldades nas outras etapas escolares, uma vez que uma é complemento da outra, são etapas interdependentes. Foi dando essa atenção a escola básica que os Estados Unidos, Japão e países europeus conseguiram ascender sua sociedade, já o Brasil está atrasado em relação a isso, sendo um dos fatores que distingui essas nações.
A maioria dos países que apresentam uma economia estável e consistente teve como base principal o investimento na educação, não priorizando os estágios, como o Brasil fez, mas distribuindo- equitativamente- o capital. Portanto, com essa conscientização, o país tende a ascender gradualmente sua atividade econômica, sendo os cidadãos brasileiros peça chave para que essa prioridade se torne um fato na vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário