quarta-feira, 2 de junho de 2010
AOS VESTIBULANDOS DE PLANTÃO!
É comum entre os estudantes visarem os exames vestibulares como a decisão de sua vida, e na verdade, é mesmo, em geral, resolve-se um ano de sua vida ou a sua vida em uma simples prova; no entanto, esse papel relevante dado a essa etapa pode pressionar os alunos, fazendo com que o nervosismo e a insegurança prevaleçam, consequentemente, esses distúrbios emocionais tende a prejudicar seu rendimento nos estudos e no resultado dos exames.
Sinto-me habilitada em tecer sobre as dificuldades para a preparação para o vestibular devido à experiência própria. Como muitos, não consegui êxito no primeiro exame, nem no segundo, apenas no terceiro vestibular consegui sucesso e fui admitida da universidade como 1º lugar geral no curso de Direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em 2010. Muitos perguntaram como eu fiz para conseguir esse resultado, a resposta é sempre a mesma: Estudo, dedicação e, principalmente, foco.
É verdade que existem momentos de puro desespero e a vontade de desistir é intensa (passei por isso inúmeras vezes); entretanto, essas passagens é fruto do cansaço, o importante, nessas horas, é parar um pouco, descansar, recuperar as energias e não deixar que esses sentimentos pairem sobre você. A perseverança é imprescindível para o sucesso, seja no vestibular ou em qualquer outro momento da vida.
A autoconfiança também é uma característica essencial, acreditar que você é competente e capaz de alcançar seu objetivo tem assaz relevância para o controle emocional, pode parecer repetitório, afinal muitos alegam isso, mas é verídico.
Um problema que ninguém está esquivo é a preguiça, um dos sete pecados capitais que prejudicam demasiadamente a preparação pra os exames, vencer esse obstáculo é muito difícil para um simples estudantes, mas é preciso. A receita é concisa, estabelecer metas e rotinas para cumpri-las.
Escrevi esse texto a fim de passar um pouco da minha experiência para os que estão passando por essa etapa decisiva, acreditem! vocês podem! e não deixem que ninguém subjugue você devido a uma reprovação, erga a cabeça e comece tudo de novo, é o seu futuro, desistir dos seus sonhos é abdicar de um futuro realizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns!
ResponderExcluirpelo blog.
Muito bom o artigo de motivação.
Bruno Alves :)
Muito bem ihascara! Sábias palavras! Realmente maior parte da juventude se encontra desanimado mediante uma prova que vai medir o conhecimento de anos de estudos. Seria muito bom que o vestibular fosse das notas anuais do ensino medio( Acho que nos EUA é dessa forma). Assim no final a média alcançada seria o metodo pra se entrar numa universidade. Mas o sistema educacional ja esta se modificando com a adoçao do enem.E vejo nessa nova perspectiva grandes mudanças na educaçao do Brasil.
ResponderExcluirVal, como você falou, nos EUA a seleção para a universidade é mais complexa, mas ainda sim envolve exames para ingressar nas instituições, porém esses testes são feitos acompanhados de cartas de recomendações e notas do período letivo!
ResponderExcluirobrigada pela participação!
Parabéns!
ResponderExcluirAdorei mesmo hehehehe
vou ler sempre seu Blog. :D
Nayara N.