terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VAZIO EXISTENCIAL DO HOMEM

Sabe, é tão interessante ver como as pessoas vivem, acordam cedo, vão ao trabalho, aos estudos, passam o dia procurando algo que as satisfaçam; uma jóia, um carro “legal”, um bom e confortável emprego, uma casa bonita e invejável, uma vida estruturada... No entanto, quando chega o fim do dia a única coisa elas encontram é o vazio profundo e escuro da insatisfação; vazio esse que nunca se dissipa. No outro dia, as coisas se repetem e o vazio continua lá, impreenchível, atormentando e tornando a felicidade mais utópica do que naturalmente é considerada. A roupa nova proporciona uma sensação de euforia, porém quinze minutos depois o vazio mais uma vez se estende e incomoda. O homem se pergunta: “por que não consigo um sentimento de bem-estar duradouro e completo? Por que minha BMW não me satisfaz com a sua potência e leveza? Por que não consigo me divertir na minha casa com piscina, quadra de tênis e campo de futebol? Por que não consigo me saciar com os pratos e vinhos caros que consumo no jantar? Por quê?”.
Será que o carro está com problemas? Será que a casa não é tão grande o suficiente? Será que a comida não é tão saborosa quanto parece?
O homem não tem percebido que está tentando preencher seu persistente vazio de maneira equivocada. Não são nas “coisas” que o torna feliz, são momentos. O que acha de cumprimentar seu vizinho que você não sabe o nome, embora morem a 10 anos no mesmo lugar? Ligar para sua mãe e pai, pois faz seis meses que não se comunicam, ainda que receba ligações deles toda semana, mas não atende por estar em reunião de trabalho? Sair com os amigos que a rotina ou a falta de interesse os separaram? Dá um abraço na esposa e nos filhos que não faz devido à confusão de horários, mesmo morando na mesma casa? O carro não está com problemas e nem precisa de revisão pelo fato de não satisfazer seu condutor, porque quem faz isso é alguém que ele ama e que está ao seu lado no banco do passageiro, a casa é linda e agradável quando a família está unida, a comida está saborosa quando é compartilhada com amigos queridos... O homem acerta quando chega em casa depois de um dia de trabalho e se cerca de pessoas que o ama, consequentemente costuma ser nesses momentos que o espaço ocioso e desagradável se completa. Gostaria de saber até quando o homem vai errar na busca pela felicidade, isso irá acontecer enquanto o homem não perceber que a satisfação verdadeira está no próprio homem.

5 comentários:

  1. Concordo literalmente. Adorei o texto.
    ClaraNascimento

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto Iháscara, é um tema sobre o qual também gosto muito de escrever, esses dilemas pós-Modernos.

    ResponderExcluir
  3. Um tema interessantíssimo e pertinente nos tempos hodiernos onde o materialismo tem sido fomentado de maneira a alienar as pessoas e colocá-las em choque consigo mesmos, causando tais conflitos existenciais. Gostaria de complementar o riquíssimo texto da Iháscara com esse trecho da música '3ª do Plural' de Humberto Gessinger:
    "Corrida pra vender cigarro
    Cigarro pra vender remédio
    Remédio pra curar a tosse
    Tossir, cuspir, jogar pra fora
    Corrida pra vender os carros
    Pneu, cerveja e gasolina
    Cabeça pra usar boné
    E professar a fé de quem patrocina
    Querem te matar a sede, eles querer te sedar
    Eles querem te vender, eles querem te comprar
    Quem são eles?
    Quem eles pensam que são?
    [...]"

    ResponderExcluir
  4. Concordo em número, gênoro e grau. A maior parte das vezes os "momentos felizes" estão nas coisas muitas vezes ditas simples, quando na verdade têm a capacidade de trazer um sorriso em um rosto que sente dor física ou não. Acho que felicidade mesmo, aquela que muitas luas procurando, ainda naõ nos compete, ainda nessa raça, não à merecedor. By: Júnior Melo

    ResponderExcluir
  5. Um texto para refletirmos a verdadeira essencia de nossas vidas, dos valores, das conquitas. Descobrirmos o que realmente interessa (a felicadade- a familia- ou simplesmente o TER.)
    Grande texto e otima dica de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir